sábado, 24 de outubro de 2009

A universidade


A Queen Margaret University se localiza em Musselburgh, uma cidade contígua a Edimburgo. Fui conhecê-la dia 1º de setembro. Fiz um pequeno "tour" com a Flávia. Ela me mostrou as salas de aula, a biblioteca, o "RU" (almoçamos lá), o Students Union, a academia. A matrícula era online e no Rilo (Recruitment & International Liaison Office) peguei meu smartcard. É um cartão que dá acesso a tudo lá dentro da univesidade, além de ser a identificação do estudante e também dá descontos em vários lugares na cidade.

A primeira impressão até que foi boa, apesar das constantes observações da minha irmã com relação à falta de organização. Bom, minha expectativa era que a bagunça fosse só na graduação e que a pós fosse melhor. Até o momento não tenho muito do que reclamar.

O prédio é feio, mas interessante. O novo campus tem dois anos. Diz que o projeto ganhou prêmios por ter sido desenvolvido todo em torno da sustentabilidade. Uma amiga da minha irmã disse que também tirou terceiro lugar numa premiação entre os mais feios do Reino Unido...

O campus é "livre de cigarro", não se pode fumar em nenhum local interno, mas isso é lei aqui. Em nenhum restaurante, bar, pub, lugar público fechado (incluindo as paradas de ônibus com proteção) é permitido fumar.

O campus tem um número muito limitado de vagas de estacionamento, pra incentivar o uso de transporte público. Usa luz solar, parece que tem reaproveitamento de água (não tenho certeza), lixo separado, vários tipos de orientações quanto a cuidados com a saúde, acessibilidade (rampas e elevador) e muita tecnologia. Há computadores por toda parte e internet livre. A biblioteca é um lugar interessante. Não precisa ficar em silêncio e é "self-service". Tem o staff pra atender a gente se precisar, mas dá pra fazer tudo sozinha. A gente procura os livros na estante, pega, lê, se quiser levar emprestado, é só passar nas máquinas e registrar a retirada, passando o smartcard. Na hora de devolver, também é com as máquinas. Pra entrar e sair precisa estar com o cartão, tem uma catraca eletrônica. Existem salas lá dentro pra quem quiser silêncio. Nessas não pode conversar. E também tem salas que podem ser reservadas pra trabalhos em grupo, com todo o equipamento necessário pra uma apresentação (computadores e telão pra usar powerpoint). E uma sala pra uso exclusivo dos pós-graduandos.

Todas as salas de aula também têm computador e o "quadro" é uma tela. Dá pra escrever direto no computador ou usar uma espécie de "pincel atômico" nesse quadro, que é sensível ao toque. Nem todos os professores sabem usar a tecnologia, mas a maioria usa. Além disso, as salas também têm equipamento para uso por deficientes auditivos. Eles dão muita importância aqui à questão da acessibilidade. Se a pessoa tem alguma deficiência, tem que declarar pra universidade e consegue uma série de facilidades.

O ressentimento da minha irmã é que, pra faculdade dela, ficou muito ruim o campus novo. Antes a universidade tinha quatro campi e um era só do pessoal do teatro, que agora tem que dividir espaço com outros cursos. Além de que tinham um teatro pras apresentações e agora não têm mais. E salas de ensaio com lugar pra guardar cenários e figurinos. E mais alguma coisa que não tô lembrando.

A universidade fez uma série de atividades para os novos estudantes. É o período que eles chamam de indução. Então teve a indução para os alunos internacionais, com palestras a respeito de visto, como funciona a universidade em vários aspectos, brincadeiras pra gente se conhecer, programas de voluntariado, Host - um programa de hospedagem voluntária em que as pessoas se inscrevem pra receber pessoas e pra visitar cidades do interior do Reino Unido ficando em casas de família. Dias depois teve a indução para os alunos de pós-graduação, com outras palestras e recepção pela nova reitora. E a terceira indução foi do meu curso, explicações de como funcionaria, isso já no primeiro dia de aula, 22 de setembro. Ainda teve um tour pela cidade por conta da universidade. E o Union organizou atividades durante toda a semana, a Fresher's Week, mas não fui em nada que eles promoveram, porque era quase só festa. Só assisti às peças que a Drama Society (da minha irmã) apresentou no Quora Bar (o bar do Union).


Esses prédios aí no fundo são as casas de estudante



Nenhum comentário:

Postar um comentário