terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ônibus


Hoje aconteceu uma coisa inusitada. A Flávia resolveu ir mais cedo pra universidade pra tomar café lá, pois estão reformando a cozinha aqui do apê e ficou difícil comer em casa. Fui junto. Quando subimos no ônibus, o motorista perguntou se a gente ia pra faculdade, dissemos que sim, aí ele ficou conversando com a Flávia. Achei engraçada a pergunta, pensei que eu tinha entrado no ônibus errado. Mas aí a Flávia me disse que ele era novo na linha e não tinha certeza do caminho. Pediu pra ela cuidar se ele estava indo certo.

Aproveitando o gancho, vou falar um pouco sobre os ônibus. Aqui em Edimburgo tem duas empresas de ônibus urbanos, a First e a Lothian. A Lothian é a "Carris" daqui; foi escolhida a melhor empresa do Reino Unido no ano passado. A First eu nunca usei, a Flávia diz que não é boa. Ambas possuem estes ônibus de dois andares, mas também têm os comuns. A First também tem trens. Ainda não andei de trem, mas já marcamos a passagem pra passar o Natal em Londres. Vai ser minha estreia, rsrsrs.

Esse é Lothian. Eu uso o 44 ou o 26 pra ir pro centro,
o 30 ou o 45 pra ir pra faculdade

Praticamente todos os ônibus são equipados com espaço para deficientes físicos e rampa de acesso. São permitidos animais nas viagens, sem problema nenhum. Mas não se pode comer dentro dos ônibus. Tem um jornalzinho de graça nos ônibus, o Metro, mas geralmente já não tem mais quando chega na minha parada, que é quase no fim da cidade. Outra coisa interessante é que tem um espaço na frente do ônibus pra colocar mochilas, sacolas, carrinho de bebê, etc. As pessoas entram, largam as coisas ali e vão se sentar. Ninguém mexe.

A passagem custa no momento £1.20, mas tem um esquema que é o "day ticket". Se for fazer mais de duas viagens no mesmo dia, a gente pede o day ticket, que custa £3.00 e pode ser usado indefinidamente durante o dia. Depois da meia-noite, existem os "night buses", que funcionam de hora em hora e só algumas linhas. Custam £3.00. Ainda tem a possibilidade de adquirir um cartão de ônibus, com as opções de semanal, mensal ou anual, sem limite de viagens, mas, no night bus, quem tem cartão paga metade da passagem. Estudante tem direito a desconto nesse cartão. Vale a pena pra quem usa bastante. Eu uso pouco, por isso ainda não fiz um. Custa £38.00 pra quatro semanas pra estudante.

Algumas paradas têm um dispositivo que marca o tempo que falta pra passar o ônibus. E funciona, na maior parte do tempo. Tem um sistema de ver a tabela de horários pelo celular também, usando o código da parada, mas ainda não aprendi como é. Bom, a questão do trânsito "invertido" é bizarra no começo, tem que se acostumar aos poucos. Dá um certo medo de atravessar uma avenida. Ainda olho pros dois lados, na dúvida. :P



Nenhum comentário:

Postar um comentário