E então provei haggis. Haggis é a comida mais característica da Escócia. Feito não sei direito de que (vai miúdos de ovelha e otras cositas más), parece uma linguiça gorda. Eu andei me esquivando de experimentar tal iguaria. Então, ontem, recebi uma mensagem da Flávia convidando pra comer haggis na casa da Ariane. Acho que ainda não falei na Ariane. É uma paulista que mora aqui faz algum tempo, casada com um escocês, e que faz o mesmo curso da Flávia na mesma universidade. E se tornaram grandes amigas. A Ariane é parente do Hélio Oiticica, mas isso não vem ao caso.
Após pensar toda a tarde, achei que seria uma boa oportunidade de enfim provar o quitute. E foi com toda a pompa que a ocasião merece. Uma Burns Night fora de época. O Calum, marido da Ariane, toca gaita-de-fole. E é tradicional tocar a gaita-de-fole e dizer um poema do Robert Burns, o grande poeta nacional, antes de cortar o haggis. A Dawn, que mora com a gente, foi quem teve a honra.
Os acompanhamentos também são tradicionais: neeps and tatties. O que são exatamente neeps and tatties? Bom, tatties são batatas, purê de batata, mais especificamente. Quanto a neeps, houve toda uma discussão ontem e eu fiquei sem saber. Uns dizem que é turnip, outros dizem que é swede. Como não sei o que são nem um nem outro em português, deixei por isso mesmo.
Mas vamos ao motivo do post: haggis. A Flávia não gosta, come com todos os acompanhamentos bem misturados. Eu misturei, mas também provei puro. No fim das contas, não achei ruim. Costuma ser bastante apimentado, mas o de ontem não era tanto. E o gosto de fígado, que eu temia, também não é pronunciado. Não é algo que eu fosse comer toda hora, mas até que não dá pra passar vergonha na casa de amigos, deixando a comida de lado.
Aí vão as fotos para apreciação.
Primeiro a entrada: uma saladinha com presunto parma recheado com queijo filadélfia. Dawn e Ariane na foto
Calum tocando a gaita quando da chegada do haggis à sala de jantar
Aí está ele
Dawn recitando o poema
Preparando-se para cortar o haggis
E a cerimônia está completa
Os acompanhamentos: tatties (E) and neeps (D)
Depois de cortado o haggis, o conteúdo é despejado num prato pra ser servido (eu achava que se comia em rodelinhas...)
Meu prato
Expectativa...
E a prova final. Este à minha direita é o André, um amigo da Ariane de Belém do Pará. Também estava comendo haggis pela primeira vez
E este é o Haggis, um dos gatos da Ariane :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário